• Nicolle Fiuza

Miçanga, o que é?

Por Nicolle Fiuza - 18 de fevereiro de 2022


Miçangas, aquelas continhas de vidro, louça, de diversos formatos e cores, que estampam roupas, enfeitam nossos corpos, andam com a gente afirmando beleza, fé e pertencimento. Que elas fazem parte do nosso dia a dia sabemos bem, mas vocês já pararam para pensar de onde elas vêm? Qual é a sua história e origem? Na Casa Azevedo trabalhamos com diversos tipos de miçangas, contas e aqui apresentamos mais sobre essas miçangas que fazem parte da nossa cultura ancestral.

Aqui contaremos que as miçangas vai além da história que nos ensinam na escola dos portugueses trazendo as miçangas para os povos originários dessa terra, já que As miçangas são ancestrais! Nas culturas indígenas e africanas são mais que ornamentos, é cultural, as peças feitas com miçangas têm valor ritualístico e espiritual.

A palavra Miçanga vem de masanga, palavra da língua banta Xhossa (língua de origem nígero-congolesa falada em vários países da África Austral), que significa “contas de vidro miúdas”. Quando pensamos nelas o que pode vir a nossa mente é que são continhas de vidro, porém elas podem ser vistas sob outras perspectivas, como: sementes, conchas, contas de látex e madeira, que eram e são muito utilizadas até hoje na manufatura de bijuterias. Pesquisas arqueológicas datam as contas de vidro no Egito em 2180 a.c., na Babilônia 2340 a.c. e também no Sudão e Líbia, onde existem há cerca de 10.000 anos a.c.

Perceberam que essas continhas são cheias de significado, simbologias e conceitos, que podem variar de acordo com a origem e história de cada povo, porém tem algo em comum: os laços de pertencimento e conexão com seus valores, crenças, sua comunidade e o seu sagrado. Além do uso ritual e espiritual, para os povos originários de África, o uso de colares e outros artefatos feitos de miçangas era uma forma de identificação de suas comunidades e também associado a beleza, riqueza e indicativo da posição social daqueles que as usavam.

No museu do índio vocês podem ver a exposição “No caminho da miçanga, um mundo que se faz de contas” com curadoria da antropóloga Els Lagrou, abordando o tema ‘miçanga’, ela apresenta a história do comércio e da exploração dessas peças, mostrando populações indígenas do mundo inteiro que utilizam as miçangas e através delas se conectam com diversos povos.

No Brasil as miçangas estão muito presentes no nosso dia a dia e têm um papel fundamental nas religiões de matriz africana como Candomblé e Umbanda. Essas religiões são na verdade mais que religiões, são modos de viver e existir em sociedade que preservam e conectam seus integrantes a sua cultura e ancestralidade africana. Nos terreiros e fora deles, os “fios de conta” ou colares de miçangas fazem parte da vida dos integrantes dessas comunidades, são fontes de axé, proteção, orgulho e pertencimento. Os tamanhos e cores desses fios são diversos e indicam a posição hierárquica, tempo de iniciação e também os Orixás, Nkisis ou Voduns de quem os usa. As cores e formatos são diversos e variam de acordo com a tradição.

Compreenderam que tem muita história e fundamento nessas continhas, não é mesmo? Mas nos livros registrados e ensinados nada disso é contado em outra perspectiva, ainda ouvimos a mesma história, o que nos faz refletir de quem está falando e contando isso tudo? As miçangas fazem parte da história do Brasil e do nosso povo brasileiro, elas sempre existiram, tecendo fios de contas e contos, e aqui nosso compromisso é de contar e resgatar, como diria Marquinho Art’Samba e Estação Primeira de Mangueira, “a história que a história não conta”! Se você tem uma história sobre as miçangas, conta pra gente!! Vamos juntes?


Entre em contato com a gente pelo nosso whatsapp e compre suas miçangas!


miçangas amarelas
Foto de Leá Cunha

Referências

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8646297/16254

https://www.neer.com.br/anais/NEER-2/Trabalhos_NEER/Ordemalfabetica/Microsoft%20Word%20-%20MelissaSouzadosAnjos.ED1III.pdf

http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/bitstream/prefix/240/1/Arte%20ind%c3%adgena%3a%20mi%c3%a7angas%20na%20cultura%20Ye%27Kuana

https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/54/51

https://educalingo.com/pt/dic-pt/micanga

https://michaelis.uol.com.br/busca?id=2awyL